segunda-feira, 17 de agosto de 2015

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DIRETO DE CANAVIEIRAS

Obras em Canavieiras seguem em ritmo acelerado
O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitou na manhã desta sexta-feira (14) as obras que estão sendo executadas pela Prefeitura e que atenderão aos segmentos turísticos e  esportivos. Entre os locais vistoriados estão o Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca), a Passarela do Robalo, o Caminho da Fé e a primeira etapa da Urbanização da Orla de Canavieiras.
Segundo o prefeito Almir Melo, as obras têm a finalidade de colocar – definitivamente – Canavieiras entre as cidades que desenvolvem o turismo de forma perene. “Nossa intenção é fazer com que esses equipamentos possam atrair turistas durante o ano todo e não somente na alta estação, como ainda vem acontecendo”, ressalta Almir Melo.
Desde janeiro de 2013 que o calendário de eventos turísticos e cultural de Canavieiras vem agregando atrações diversas, com o objetivo de manter permanente o fluxo de visitantes. Além das festas e espetáculos, Canavieiras também possui um casario que representa a civilização do cacau, belas praias e uma riquíssima gastronomia, atrativos turísticos já consagrados.
Na opinião de Almir Melo, esses novos equipamentos atendem, não só os visitantes, mas também os canavieirenses, pois podem ser utilizados, também, para a prática de esportes. “Temos uma forte tradição na área esportiva cultural e somos reconhecidos em algumas áreas, a exemplo do voleibol, ciclismo, surf, atletismo, dança, dentre outras manifestações, o que torna esses equipamentos essenciais”, reconhece.
O Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca) sedia diversos eventos como voleibol, futsal, basquete, handebol, além de espetáculos de dança. O Geca também é sede de outro grande evento, a exemplo da Copa Tropical Nissei de Judô, que reúne mais de 800 atletas da elite desse esporte em toda a Bahia.
Já o Caminho da Fé – em execução – deverá atrair para Canavieiras pessoas das mais diversas cidades da Bahia e do Brasil, por ser um equipamento projetado para atender o turismo religioso. Nele serão implantadas as 14 estações percorridas por Jesus Cristo até o calvário, onde foi crucificado.
Outro equipamento paralelo é a Passarela do Robalo, que tem a finalidade de agregar a prática do esportes com a preservação ambiental, justamente no berço do robalo, que irá povoar os rios da região. As duas obras, implantadas no Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, ligarão a praia ao Sítio Histórico de Canavieiras dois dos mais belos locais da cidade.
A primeira etapa de Urbanização da Praia da Costa, no bairro da Atalaia, é responsável pela implantação de serviços de infraestrutura nas avenidas Baira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros). Os locais estão recebendo pavimentação com blocos intertravados, passeios e ciclovias, parque infantil, academia ao ar livre, compondo um grande projeto paisagístico.
incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social. E, principalmente, o que buscamos em todos os projetos didáticos: Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar. 
A culminância do projeto será no dia 29 de agosto, com um sarau realizado na Praça da Bandeira, a partir das 19 horas. No evento, que contará com abertura da Filarmônica de Canavieiras, cada escola fará uma Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Escolas de Canavieiras comemoram com resgate a Semana do Folclore

Com a proposta de resgatar o folclore brasileiro e aproximar a família da escola, os alunos da rede municipal de Ensino de Canavieiras embarcaram em uma viagem sobre as lendas e costumes brasileiros. Neste mês, quando se comemora o Dia Nacional do Folclore, as escolas colocam em prática o projeto didático Resgatar o Folclore, resgatar nossas raízes”.
Segundo a coordenadora pedagógica Soledade Paternostro, a partir do dia 21 de agosto, os alunos irão participar de atividades que envolvam tradições folclórica. “Cada disciplina irá trabalhar um viés relacionado ao tema. As matérias de língua portuguesa e inglesa, por exemplo, usarão recursos como leituras, interpretação, reescrita de lendas, cantos, provérbios, parlendas, trava-língua, literatura de cordel, adivinhas; nas aulas de história, serão abordadas as diferentes etnias que colonizaram as nossas regiões, enquanto nas de geografia, serão estudados os aspectos físicos das regiões brasileiras”, conta a coordenadora.
Soledade explica que o folclore canavieirense é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. “Portanto, o que buscamos com esses projetos é a preservação de nossas raízes, nossa história, nossa identidade cultural. Conhecer e valorizar a nossa cultura são autoafirmações do que somos, de valorizarmos aquilo que faz parte do passado, das histórias que nossos antepassados contavam quando éramos crianças, e tudo isso também faz parte do processo de formação  intelectual dos cidadãos”, comenta a coordenadora.
Segundo a secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a ideia é fazer com que os alunos foquem suas pesquisas na diversidade existente em Canavieiras. “Queremos aproximar os alunos das pessoas envolvidas na cultura e nas manifestações, e para isso contamos com várias referências, a exemplo de Mestre Biriba, Alex e Galego, na capoeira, Antônio Brega com as caboclinhas, Claudete, Mãe Marlene, Mãe Vera no Candomblé, Cristina com o Boi duro da Atalaia, entre tantos outros”, justifica a secretária.
Entre os objetivos do projeto estão: Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira; interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural; incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social. E, principalmente, o que buscamos em todos os projetos didáticos: Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar.

A culminância do projeto será no dia 29 de agosto, com um sarau realizado na Praça da Bandeira, a partir das 19 horas. No evento, que contará com abertura da Filarmônica de Canavieiras, cada escola fará uma Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. ASCOMCANAVIEIRAS

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