alhos & bugalhos
Itabuna celebra 115 anos de emancipação política com avanços
Em entrevista exclusiva ao A TARDE, o prefeito Augusto Castro (PSD) comentou a trajetória do município e detalhou os planos para o futuro. Na avaliação do prefeito, Itabuna tem um papel estratégico no cenário estadual, com grande capacidade de influência no desenvolvimento dos municípios vizinhos. Eventos como o ‘ItaPedro’ reforçam a imagem da cidade como destino turístico e centro cultural do interior baiano.
“Temos consolidado a cidade como um destino turístico e cultural importante, como demonstram eventos como o ItaPedro, que projetam Itabuna nacionalmente. Nosso desafio tem sido ampliar esse protagonismo com uma gestão moderna, transparente e voltada para resultados”, pontuou.
Sobre a atração de investimentos como eixo central da estratégia de desenvolvimento local, o chefe do poder executivo municipal destacou que a cidade vem promovendo investimentos históricos com foco no desenvolvimento urbano e econômico que garanta novos empreendimentos e, consequentemente, geração de emprego e renda.
“Nosso planejamento estratégico visa transformar Itabuna em um grande polo logístico e de serviços do sul da Bahia, em alinhamento com projetos estruturantes como o Porto Sul e a Fiol [Ferrovia de Integração Oeste-Leste]”, falou Augusto Castro.
“Além dos investimentos diretos da nossa gestão, como novas avenidas, requalificação de vias urbanas e melhorias na infraestrutura da cidade, destacamos também grandes obras em curso, viabilizadas por meio de parcerias com os governos estadual e federal, a exemplo da construção da nova BA-649, que ligará Itabuna a Ilhéus com mais agilidade e segurança, e a duplicação da BR-415 entre Nova Itabuna e Nova Ferradas”, acrescentou o prefeito.
Estão em andamento ainda a urbanização do trecho entre o Posto Cachoeira e o Cidadelle, que será um novo vetor de crescimento urbano, e a requalificação de um novo trecho da orla, que se estende da Câmara de Vereadores, passando pela Rua do Prado e o Condomínio Real Ville, até o entroncamento da ponte 1 da nova BA- 649.
Entre os marcos da gestão, o prefeito de Itabuna destacou a entrega do novo Hospital de Base - fruto de uma parceria com o Governo da Bahia -, a ampliação no abastecimento de água com o programa ‘Mais Água’ para a Cidade, que já atende mais de 140 mil pessoas, e a requalificação de mais de 340 ruas através do programa Acelera Itabuna.
Outros avanços incluem a nova Orla da Beira-Rio, a renovação da frota de ônibus e a construção do Complexo Viário, o viaduto da Avenida Princesa Isabel e a nova ponte que liga a Avenida Amélia Amado à Rua João Teles, no bairro Conceição.
“Também estamos em fase de preparação para a implantação de novos parques lineares e da captação em tempo seco no Rio Cachoeira, contribuindo para a despoluição do nosso principal curso d’água. E, paralelamente a tudo isso, temos registrado grandes avanços na área social, com programas e ações voltadas a quem mais precisa, fortalecendo a rede de assistência, garantindo dignidade e ampliando o alcance das políticas públicas”, disse o prefeito.
Na educação, os avanços incluem a requalificação de mais de 40 escolas da rede municipal e a valorização de professores, com a nomeação de 500 novos docentes. A juventude também é prioridade, com projetos que integram educação, cultura e esporte.
“Um grande destaque é a Escola de Talentos, que já é reconhecida como um espaço de formação, criatividade e transformação social. Ali, muitos jovens têm descoberto seus potenciais e desenvolvido novas habilidades em linguagens como música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual, entre outras. É um projeto que forma e abre caminhos para o futuro”, afirmou.
Reeleito após votação histórica, Augusto Castro reforça que o município seguirá avançando com planejamento, responsabilidade fiscal e atenção às demandas sociais.
“Com muito trabalho, compromisso e perseverança, estamos colocando Itabuna em um lugar de destaque na Bahia. Vamos ampliar os serviços de saúde, fortalecer ainda mais a educação e continuar promovendo políticas sociais que combatam desigualdades. Itabuna tem um enorme potencial, e nossa missão é fazer com que ele se transforme em desenvolvimento para todos, com planejamento, responsabilidade e compromisso com as futuras gerações”.
Programação
A programação comemorativa pelos 115 anos de Itabuna teve início na sexta-feira, 25, com a assinatura de ordens de serviço pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), entrega do Mural Artístico da Estação Elevatória de Esgoto e da revitalização da Instituição de Educação Infantil Lúcia Oliveira. No sábado, 26, foram entregues o Centro Pop, o Anexo Escola Luiz Viana Filho e a assinatura de Ordem de Serviço da Praça da Emasa.
Já no domingo, 27, a cidade recebeu a Corrida da Rota Transportes, a entrega da requalificação da 2ª etapa da Orla Beira-Rio e de viaturas da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), além de um culto de gratidão pelos 115 anos de Itabuna, na Igreja Batista Teosópolis.
Nesta segunda-feira, 28, as comemorações seguem com:
- 9h- Missa solene, na Catedral de São José;
- 11h- Lançamento da Pedra Fundamental pela instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Itabuna;
- 15h- Assinatura de Ordens de Serviço: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Construção do Posto de Saúde dos Condomínios Jubiabá/Gabriela, Autorização de Lançamento dos Editais de: revitalização da Av. Amélia Amado e do Parque Linear;
- 16h- Entrega da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco;
- 19h30- Festa em comemoração ao aniversário da cidade com shows de Rian Girotto; Calcinha Preta; Pablo e Sambe Vipp, na Arena Zé Cachoeira.
Na terça-feira, 29, a partir das 13h, um seminário vai preparar a audiência pública para a instalação do IFBA no município.
Persona do Dia
Dia De
Pensamento do Dia
Casos e Causos
Personagens da história de Itabuna
São muitas, por isso destacamos apenas alguns nomes nesta matéria especial: Felix Severino do Amor Divino, Manuel Constantino, José Almeida Alcântara, Aziz Maron, Oscar Marinho Falcão e Otaciana Pinto.
Otaciana nasceu no Arraial do Galeão, em Valença, Bahia, em 14 de julho de 1883. Ela era formada em magistério e chegou a Itabuna em 1925. De acordo com os historiadores, por falta de escolas, ensinou no meio da rua. Otaciana Pinto atuou como parteira e exerceu mandatos como vereadora pelo PSD.

Ela teria trabalhado como parteira até os 74 anos e cada atendimento era anotado num caderno particular. Otaciana Pinto morreu em maio de 1987.
O nome Felix Severino do Amor Divino é encontrado em todos os livros que narram a história de Itabuna. Nascido em Sergipe no dia 20 de novembro de 1826, ele chegou ao sul da Bahia em 1859.
Inicialmente Felix Severino foi para a vila de Banco da Vitória, então seguiu para a Vila de Ferradas. "Depois de uma caminhada de vários dias, enfrentando feras, mosquitos, mata fechada e lagoas infestadas de jacarés, Felix Severino e o amigo Manuel Constantino deparam-se com uma pequena clareira à margem do rio".
Quem conta é o historiador Adelindo Kfoury, em seu livro "Itabuna, tinha terra". Ele afirma que na região chovia torrencialmente quase todos os dias e as feras rondavam o acampamento montado por Felix e seu amigo.
"Logo nos primeiros dias, os dois sergipanos começaram a exploração pelos arredores". Felix Severino batizou o lugar de Marimbêta e construiu seu primeiro casebre.

Adelindo acrescenta que no outro lado do rio Severino construiu várias casas, além de um barracão em que foi montado um ponto de comércio. Em 1867 foi buscar a família em Sergipe, deixando o amigo Manuel tomando conta dos negócios no sul da Bahia.
Ele retornou à região em setembro do mesmo ano acompanhado de 25 pessoas, entre irmãos, filhos, esposas, sobrinho e amigos, que intensificaram a derrubada das matas para o plantio de cacau na Marimbêta, local onde hoje está a Câmara de Vereadores de Itabuna.
A casa construída por Felix Severino existiu até o final da década de 50. Ele já era dono de roças de cacau, armazéns e controlava quase todo o comércio na localidade, e ficou ainda mais rico em 1879, com a morte de Manuel Constantino, que não tinha parentes aqui.
Jornal ARegião.com.br
Charge do Dia
Priskas Eras
Publicação simultânea: correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com (Tribuna do Almada é notícias). “Vou Afiar a Agulha e Bater o Martelo! Ponto final. *Redação o Bolso do Alfaiate”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário