sexta-feira, 17 de junho de 2016

Blade Runner e a magia da ficção científica

Blade Runner e a magia da ficção científica
                                           


Philip K. Dick foi um dos maiores escritores de ficção científica do século XX. Nascido no estado americano de Chicago, em 1928, Philip se aprofundou em temas como a realidade e a humanidade, alterando profundamente o gênero literário da ficção.
De seus contos e novelas, saíram filmes como Minority Report, O Vingador do Futuro, Os Agentes do Destino, O Pagamento e Blade Runner, um de seus maiores e mais cultuados sucessos.
A trama, inspirada no conto “Sonham os androides com ovelhas elétricas”, se passa em uma Los Angeles futurista de 2019 (a produção foi lançada em 1982), afundada na poluição, chuva ácida, consumismo e diversas formas de colonização em outros planetas, frente ao colapso da civilização humana. Nesse cenário, figuras humanas alteradas – os replicantes -, que são mais fortes e mais ágeis que os humanos normais, mas com a vida limitada a quatro anos, produzem um motim e são banidos da Terra. Mas um grupo deles se rebela e volta à Terra, e são caçados pelo blade runnerRick Deckard, interpretado por Harrison Ford.
O ponto alto são as características humanas adquiridas pelos replicantes, que cada vez mais se parecem “normais”. Os humanos, por sua vez, deixam a sua natureza mais para trás e se tornam mais cruéis e desumanos.
O filme, apesar de ganhar muitos fãs, foi um fracasso de crítica e bilheteria, arrecadando apenas seis milhões de dólares. Somente após o seu lançamento em home vídeo é que as coisas começaram a melhorar.
A Trilha Sonora
Indicada ao BAFTA e o Globo de Ouro de 1983, a trilha sonora de Blade Runner ficou inédita por 12 anos, sem razões conhecidas para isso. Algumas cópias, chamadas de bootlegs, foram disponibilizadas, provavelmente gravadas da trilha original.
O clima noir, azul e denso do filme é bem acompanhado pelas músicas, que contam com a participação do gênio John Willliams, responsável por muitas trilhas sonoras de sucesso em Hollywood.

Ficou interessado nessa e em outras trilhas famosas do cinema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário